Reflexões sobre a abiogênese

Você já parou para pensar como ocorreu a vida em nosso planeta? Qual foi o exato momento que a vida surgiu na Terra? Saiba que muita gente já pensou e escreveu suas teorias, de filósofos à cientistas.

Abiogênese é um termo científico que significa “o estudo sobre a origem da vida a partir de matéria não viva”. Existem muitas teorias científicas, umas mais antigas, outras mais novas, mas dá para se fazer um resumo das teorias, pegar a essência, mais ou menos assim:

“Houve de forma espetacular e única, uma grande série de coincidências, envolvendo o clima na terra e elementos como ferro, carbono, enxofre, água.  Assim, com estes elementos reunidos em uma época totalmente favorável, aconteceu então uma reação química, uma energia interagiu com os elementos criando a vida, uma protocélula com capacidade de auto reprodução, que teve origem diretamente da matéria inanimada, e assim, por evolução e reprodução, toda a biodiversidade que há na Terra, deriva-se deste ser.”

Mas há mistérios ainda não decifrados pela ciência:

1 – Como uma reação química entre elementos inanimados, criou um ser biológico?

2 – Que energia é essa?

3 – De onde ela veio?

É justamente aqui que entram as religiões. Geralmente, as explicações religiosas se dão através de profetas, que receberam diretamente de Deus as revelações.

Platão, um dos maiores pensadores de todos os tempos, usou a lógica da causa e efeito para explicar a criação do mundo e do ser humano. Platão não acreditava em acaso, como a ciência, mas sim, em uma causa concreta. A criação do universo e dos seres vivos foi obra do Deus criador, que utilizou a energia eterna do amor universal para isso.

Minha intenção não é lhe dizer como aconteceu, porque isso, ninguém sabe, e talvez nunca iremos saber exatamente como ocorreu. Minha intenção é fazer você refletir. Estamos vivos hoje sem saber exatamente como ou o motivo. Mas é aí que começa o despertar do ser humano. Quando paramos um pouco e questionamos isso.

É assim que a espiritualidade surge nas pessoas. Isso não tem nada a ver com religião. As religiões foram criadas pelos homens. A espiritualidade é a pura essência, é a busca do que somos de verdade.

Edson Luiz Pocahi


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com