A tão necessária e almejada, renda extra na internet

A tão necessária e almejada, renda extra na internet

Não há dúvidas que uma parcela significativa da população busca gerar renda extra de alguma maneira na internet, ainda mais em tempos de crise. Mas, de frente com tantas ofertas de trabalho online, como se decidir o que fazer? Como não cair em fraudes? Como não perder o seu tempo? Como saber o que vai funcionar para você?

Irei listar abaixo aquilo que você deve atentar, aquilo que você deve refletir, mais vale investir um tempinho nessas questões antes de começar, do que perder um tempão da sua vida investindo em algo que não vai dar em nada, ou dará muito pouco. Vamos aos pontos importantes!

 

Tenha conhecimento de você mesmo e da sua própria realidade!

Há inúmeros negócios na internet. Alguns exigirão de você algumas habilidades ou competências, como por exemplo, ótimo relacionamento interpessoal, ótima língua portuguesa para criar textos ou vídeos, conhecimentos técnicos em computação, conhecimentos em marketing digital. Alguns negócios exigirão recursos financeiros, isto mesmo, dinheiro, pois alguns tipos de negócios só terão resultados satisfatórios se houver investimento financeiro juntamente com o trabalho diário. Então, conhecer o seu jeito, a sua situação atual, a sua capacidade de investir em tempo e dinheiro, terão que ser avaliados! Evite tomar decisões baseadas apenas no impulso emocional, respire e reflita se aquilo realmente tem condições de dar certo com você! Muitas vezes, pessoas falam mal de um tipo de negócio ou de uma empresa, sem se dar conta que esse não foi o real fator de não ter dado certo, às vezes, o problema é com a gente mesmo, não por incompetência, mas, por incompatibilidade de perfil. E claro, sempre esteja aberto para aprender novos conhecimentos!

 

Pesquisar o potencial da empresa ou do nicho de negócio

Você vai trabalhar online em qual ramo? Em um ramo em evidência na mídia? Um ramo promissor, onde muito se fala que é um ramo do futuro? Qual o tamanho do mercado? As pessoas necessitam realmente desses produtos ou serviços? O seu trabalho vai satisfazer uma necessidade básica ou vai mexer com o emocional das pessoas? Você vê valor no serviço prestado ou no produto vendido? Este é um negócio com ciclo de vida curto ou longo?

 

Previsão de riscos e benefícios

Existe uma previsão de quanto tempo será necessário para começar a obter resultados? Quais os seus riscos ao trabalhar em determinado negócio ou empresa? Qual o índice de mortalidade de empresas ou negócios deste tipo?

 

 

Perfil empreendedor e vendedor

A internet é feita de audiência, na verdade, tudo o que você faz no ambiente virtual, só terá resultados se tiver audiência. Você já pensou nisso? De que adianta criar algo totalmente inovador se ninguém está acessando o seu site para conhecer o seu negócio? Por isso, sempre estaremos vendendo algo na rede, seja um produto ou serviço, seja uma ideia, seja nós mesmos, precisamos estar preparados para vender. Ser empreendedor é isso, é criar mecanismos de criar e inovar em um trabalho, ao mesmo tempo que se implementa estratégias para atrair o público alvo ao destino, o seu site. Mas, não esqueça que o consumidor mudou, a sociedade mudou. De nada adianta querer empurrar um produto ou ideia (spam), será necessário inteligência e estratégia para atrair quem realmente lhe interessa atrair.

 

Ser paciente e resiliente

São milhões de websites na internet, é verdade que nem todos concorrem diretamente com o seu, mas, pense de novo, se a audiência para um site é como o ar que você respira, indiretamente, todos os websites da web concorrem entre si na eterna busca pela audiência e visibilidade. As coisas não serão da noite para o dia. É necessário resiliência e paciência. Resiliência, de maneira resumida, podemos dizer que é “a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças”. Resumindo, precisamos ser fortes, motivados, não se deixar abater pelos obstáculos que certamente teremos pelo caminho, saber que o fracasso faz parte do processo para se obter experiência e sucesso futuro. Talvez o seu primeiro negócio online não sairá como você planejou, se acontecer, levante a cabeça e não desista, o futuro é conectado e a economia é cada vez mais colaborativa, quem sabe você não seja um pioneiro em um imenso e bilionário negócio?

 

Espero que tenha gostado destas dicas. Elas são de décadas de experiência em negócios online, de negócios de sucesso e de negócios que fracassaram, de negócios que precisaram esforço pessoal, de tempo, dinheiro, sangue, lágrimas e suor. O que te move? Quais os seus sonhos? São eles que te darão força interior para continuar, sempre.

Edson Luiz Pocahi


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com